terça-feira, outubro 31, 2006

Véspera de Feriado?

Hummm.... É véspera de feriado, foi um dia muito enfadonho, cinzento... Não tem ajudado os meus horários completamente desvairados, isto parece aqueles conselhos antigos, 'Cedo erguer e cedo deitar, dá saude e faz crescer...' ou será outra coisa do género? Nunca fui bom em ditados populares, quanto mais provérbios e afins. Tenho uma amiga que é muito dada a isso: imaginem falar com alguém, e nós uns perfeitos «nabos» na matéria, que nos responde através de adivinhas usando provérbios e ditados... Acreditem, é um Inferno autêntico! Mais ainda quando realmente estamos interessados em tentar desvendar o que a outra pessoa nos disse; para quem gosta de uma boa conversa, e tenta dizer algo de substantivo, sem metáforas ou analogias que atrapalhem o caminho, é exactamente o oposto ao tão apregoado «código postal», acabamos por ficar com cara de estúpido, ao mesmo tempo puxamos pela cabeça para tentar desvendar o enigma e finalmente ainda nos sentimos pior para não tentar mostrá-lo à outra pessoa... Devería existir um «código postal» nas conversas entre as pessoas... Nunca percebi bem os jogos que se fazem entre uns e outros... Porque não dizer exactamente o que se pensa? O que se quer? Claro que um pouco de respeito por nós próprios e pelo outro se impõe. Imaginem, chegar ao pé de alguém e dizer abertamente: «Olhe, acho-o extremamente irritante!» ou algo do género; isto traz a questão das «mentiras inocentes» uma espécie de clemência entre as pessoas. Quanto aos horários, acreditem, andar com os horários tão trocados, não faz bem... Claro que não estou a dizer a ninguém para se deitar e levantar com as galinhas, mas a não ser que sejam obrigados a isso por motivos profissionais, não o façam... Hoje foi um exemplo clássico de desperdício de tempo para mim: acordar tarde, não ter vontade de levantar, acabar por dormir mais e quando damos por isso já se foi o dia; se fosse uma vez única, enfim, mas quando se começa a transformar isto em rotina diária, quando aquela centelha nos dá vontade de mexer só aparece à noite, então é um sinal de que algo está errado. Parece que não, mas o nosso corpo precisa do dia... Acreditem, já trabalhei de noite e aquilo que sentia mais falta era do dia. Por uns tempos, ainda conseguimos levar por diante as coisas, até que é giro, acordar tarde, não ter que levar com aquele caos do trânsito de manhã, mas ao fim de um tempo o corpo ressente-se, mais ainda quando se tem uma personalidade que gosta de andar na rua, ao ar livre, como eu... Enfim, um dia para esquecer, não fosse este pequeno momento de «confissão» e sentia que o dia tinha ido para o galheto, e sejamos sinceros, quando se têm os dias contados à face deste pequenino mundo, então todos os segundos são preciosos. À que experimentar todos os pequenos prazeres deste mundo, mas meus amigos, não exagerem na dose, pois como se diz e bem, tudo que é em excesso é mau... Vou acabar com mais uma foto, hoje para ser saudosista, ao mesmo tempo para me fazer recordar a mim mesmo daquilo que perdi ao ficar um dia inteiro fechado em casa, finalmente para vos dar a conhecer a minha terra natal, amanhã será diferente...
Vila de Coruche, vista tirada a partir do castelo, actualmente uma Igreja

Sem comentários: