quinta-feira, fevereiro 01, 2007

A Música e Nós...

Receita para a Magia...





Vou falar de novo em música. Considero, ser, uma das maiores representações criadas pelo Homem para expressar-se a ele próprio, como ser maior, possuidor dessa alma, de que tanto falo.

Como arte, e não retirando o devido valor à escrita ou a outras formas de arte, considero ser a música o supremo esplendor desta, em formas mais simples ou em formas mais complexas, na música conseguimos achar tudo de um pouco, conseguimos achar nela todos os tipos de expressão de que a alma de um Homem pode ter durante a sua vida.

Existe maneira mais indistinta, mas ao mesmo tempo, distinta, de contar sentimentos, emoções? Penso que não, música é um ser vivo por si próprio, uma energia que flui até ao interior de nós, sem barreiras pelo meio.

Para quem escreve, como eu, a escrita torna-se um aliado da música, aliás, são os dois por natureza, companheiros, em meu ver, inseparáveis.

Como músico que fui no passado, e ainda (apesar de estar adormecido como instrumentista) sou, não posso deixar de enaltecer as melodias que nos fazem voar enquanto nos sentamos em frente a um teclado (ou outro instrumento) e deixamos o improviso vir directamente da magia em criar, em sentir e ter prazer.

Apesar disso, digo, escutem a letra numa música qualquer, e verão a realidade a vir ao de cima, os sentimentos tomarem ainda maior forma dentro de nós, ou caso estejam a escutar uma peça simplesmente instrumental, imaginem, deixem que a melodia vos conduza até lugares longíquos, ou muito perto de vós, mas imaginem a realidade a acontecer.

A música, é sem dúvida nenhuma, uma disciplina Maior, neste mundo que temos.

Finalizo este post com uma série de citações retiradas de um livro que me surpreendeu imensamente, e que já citei aqui por algumas ocasiões, é o livro "Da Felicidade" de Herman Hesse, editado pela Difel. Não deixem de o ler, e verão que acharão muito de vós dentro dele. As citações seguintes, dizem tudo sobre a música, e como nos vemos a nós nela, e ela em nós...



"[...]Mas eis que o mundo vai ao seu encontro, a melodia brota do não criado, a forma penetra o caos. Dá-se o milagre da arte, repete-se a Criação. Vozes respondem à pergunta solitária, olhares encontram a mirada interrogadora, a pulsação e a possibilidade de amar elevam-se na solidão e o primeiro homem apodera-se da dócil Terra, na alvorada da sua jovem consciência. Desabrocha nele o orgulho, e uma comoção profunda e alegre; a sua voz cresce e domina, proclamando a mensagem do amor.[...]"



"[...]E tudo se congrega, dor e prazer, e cresce e eleva-se em grandes coros, o céu abre-se e os deuses baixam os olhos consoladores para a torrente de nostalgia da humanidade. Conciliado, conquistado e em paz, o mundo paira, satisfeito e perfeito, por um doce instante[...]"

9 comentários:

Anónimo disse...

Vai dormir, pá!...

V.C. disse...

Essa rabugem, não será falta de sono? Ou falta de outra coisa?...

Anónimo disse...

Este é o meu apelido verdadeiro, não uso abreviaturas com pontos!... a propósito, estará Vossa Excelência agora mais desperta?...
Não me falta nada do que insinuou...
Parabéns por não ter dado erros de ortografia/gramática no seu "protesto", eheh!

V.C. disse...

Sim senhora! Isto é que é um português à boa e velha maneira, Maneel!!!
Sempre quero ver o que dirá do post que tenho planeado para breve...
Ah! Estou imensamente desperto! e «Esperto» também, eheheh!
Porte-se bem, largue esses sites pecaminosos e deixe a rabugice de lado!!! Ehehe!!! ;)

Anónimo disse...

Parecem aqueles velhotes desbocados que apareciam no fim do espectáculo dos Marretas...

V.C. disse...

Boa!!! Que grande recordação, os Marretas...
A imagem dos velhos é boa! Gostava muito também daqueles que andavam sempre a construir coisas, lembram-se destes?

Abraços!

Anónimo disse...

Que grande seca, agora háq mais um a dar música... desafinada!...
Raios partam as novas tecnologias e a liberdade de expressão que elas dão!

Acabe com isto de uma vez por todas, VC!

V.C. disse...

Ó Sole Mioooooo!!!!!! Eheheh, isto sou eu a desafinar!...
Esta semana, lá para terça, eu meto mais um prego ou dois no caixão, ou direi, na canoa?! Eheheh...

Anónimo disse...

acabe com esta poluição de uma vez por todas!... até fica com mais tempo livre para aprender gramática portuguesa!